O controle da qualidade é definido como um processo e métodos usados para monitorar o trabalho e observar se os requisitos estão sendo satisfeitos. O foco é justamente em revisões e remoção de defeitos antes mesmo do envio dos produtos. O controle da qualidade deve ser de responsabilidade da unidade organizacional que produz o produto. No entanto, é possível ter o mesmo grupo que constrói o produto, que realize também o controle da qualidade, ou estabelecer um grupo de controle da qualidade separado ou departamento dentro da mesma unidade organizacional que desenvolve o produto.
O controle da qualidade consistem de checklists bem definidos em um produto que é especificado no plano de garantia da qualidade. Um exemplos clássico de controle da qualidade são as inspeções de software. A inspeção é o grau mais maduro e formal dentro das revisões, sendo necessária uma preparação prévia, participantes definidos adequadamente e critérios de entrado e saída bem definidos.
O controle da qualidade é projetado para detectar defeitos e corrigir esses defeitos encontrados, enquanto que a garantida da qualidade é orientada através da prevenção de defeitos.
Para o controle do processo podemos definir requisitos, que implicam em:
* Competência para gerir:
* O custo do software;
* O tempo;
* A qualidade.
Já um processo de software sem controle implica em:
* Improvisação;
* Falta de rigor;
* Qualidade ruim;
* Riscos.
- Definicao (1)
- Expansão (1)
- qualidade de software (2)
- quem Somos (1)
- segurança da informação (1)
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Controle de Processo de Software
Postado por Engenharia de Software às 18:02
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário